O QUE É
Conexões Sustentáveis São Paulo – Amazônia
Um grande fluxo de negócios liga São Paulo à Amazônia brasileira. Do Sul seguem investimentos e mercadorias. Do Norte vêm matérias-primas, energia e outros produtos essenciais à sobrevivência da maior cidade do país. No entanto, não há dúvidas de que o modelo de exploração atualmente em marcha em um dos mais ricos ecossistemas do mundo ameaça seriamente a sua própria sobrevivência.
Se a floresta e seus povos têm sofrido com impactos perversos ao longo das últimas décadas, a exploração não sustentável da Amazônia aumenta o lucro de empresas nacionais e estrangeiras, e alimenta o consumo desenfreado das grandes metrópoles brasileiras, principalmente a capital paulista. Nesse sentido, não há como divorciar a destruição desse rico bioma da dinâmica de funcionamento do maior centro urbano e produtivo do país.
A iniciativa Conexões Sustentáveis: São Paulo – Amazônia busca mobilizar as cadeias de valor dos setores da pecuária, da madeira e da soja através de pactos setoriais para a preservação da floresta amazônica e seus povos. Os documentos põem como obrigação dos signatários o financiamento, a distribuição e a comercialização de produtos com certificação (ou que estejam em processo de regularização) e provenientes de fornecedores que não façam parte da Lista Suja do Trabalho Escravo ou de áreas embargadas pelo Ibama. E, no caso do Pacto da Soja, que estejam localizados nas áreas liberadas pela “Moratória da Soja”.
O texto dos pactos também prevê a mobilização, por parte dos signatários, para ampliar o número de adesões e a realização de campanhas de esclarecimento com seus consumidores e fornecedores. O cumprimento dos termos de compromisso em cada setor será monitorado pelo comitê de acompanhamento dos Pactos.
Além dos pactos empresariais, a prefeitura de São Paulo também se comprometeu com a iniciativa, assinando um termo de compromisso para desenvolver políticas públicas que ajudem a construir uma Amazônia sustentável. Acesse aqui o Termo de Compromisso assinado pelos candidatos à prefeitura de São Paulo em 2008 no I Seminário Conexões Sustentáveis.
O Conexões Sustentáveis é uma iniciativa do Fórum Amazônia Sustentável e do Movimento Nossa São Paulo. Os estudos de cadeias produtivas foram realizados pela ONG Repórter Brasil e a Papel Social Comunicação.
Sua empresa ou organização pode participar deste esforço por uma Amazônia sustentável, assinando os pactos da Madeira, da Soja e da Pecuária.